Depois de quase mais de um ano presos em casa durante a pandemia de coronavírus, muitos estão tentando lidar com o estresse criando alguns projetos de organização doméstica há muito tempo atrasados.
“O COVID ampliou a necessidade de organização, porque o estresse aparece por sentirmos que deveríamos estar fazendo algo produtivo e só podemos assistir TV ou ficar sentados em frente ao computador por tanto tempo”, diz Ana Cummings, da empresa de design doméstico de mesmo nome.
Veja também:
- Inspire-se nessas 12 fotos em que a organização está digna de um prêmio Marie Kondo
- Como arrumar seu armário e seu closet em 3 etapas – e mantê-lo organizado para sempre!
- Banheiro de casal: dicas para deixar o ambiente prático, bonito e organizado
Mas a “organização do estresse”, como é chamada, é realmente eficaz? Às vezes, a energia nervosa é o combustível exato de que você precisa para realizar alguma organização. Mas certas tarefas de organização doméstica não se prestam a ataques de ansiedade – na verdade, elas podem ter o efeito oposto e deixá-lo ainda mais estressado. “Eu não recomendo organizar nada quando você está preocupado”, esclarece Julie Coraccio, uma organizadora profissional da Reawaken Your Brilliance.
Alguns dizem que o segredo para uma organização bem-sucedida do estresse pode ser escolher suas batalhas com sabedoria, selecionando as áreas certas de sua casa para domar e que não o sobrecarreguem. Para obter alguma ajuda quando você está ansioso, mas também se sente compelido a organizar algo, aqui estão seis áreas da casa que você deve enfrentar:
1. Gaveta de bugiganga
Limpar a gaveta de bugiganga é uma tarefa fácil para um organizador novato ou para alguém que está se sentindo estressado. É uma pequena área que muitas vezes pode ser concluída em menos de 15 minutos.
“Este local é bom porque pode construir confiança e é menos provável que você tenha um apego emocional às partes aleatórias dentro”, diz Coraccio.
2. Balcões de cozinha
Dois outros pontos de acesso rápido são os balcões da cozinha e os tampos das mesas da sala de estar. Você pode definir um cronômetro e dar a si mesmo 30 minutos para percorrer e limpar as coisas.
“Meu objetivo é manter as superfícies da minha cozinha e área de estar organizadas para que, quando eu caminhar pela minha casa, eu saiba onde me concentrar para manter a sensação de paz e calma”, diz Katie McCann, a profissional de organização da Haven.
3. Armário de cama, mesa e banho
Dobrar retângulos macios de tecido é calmante e é fácil separá-los com panos manchados e toalhas de mão puídas.
“Livre-se de tudo o que você não quer ou não usa e, em seguida, dobre e organize por categoria para que todos na casa saibam exatamente quais itens vão para onde”, diz Cummings.
4. Armário de maquiagem ou remédios
“Livre-se dessas amostras grátis e tubos meio vazios de qualquer produto que você tenha, porque eles estão ocupando muito espaço na sua vaidade”, insiste Cummings.
Uma maneira rápida de colocar este pequeno ponto em forma é inserir organizadores de gaveta ou uma bandeja de utensílios antigos – e se o que você tem não couber, limpe um pouco mais.
5. A sala de artesanato
Com o fim das férias, o solstício de inverno é um excelente momento para ir a uma sala de artesanato ou a uma estação de embrulho.
“Papel, fitas e acessórios de arte podem ficar bem bagunçados em um piscar de olhos, então vale a pena manter esse local sob controle”, diz Cummings.
6. O freezer
Por fim, você finalmente verá o que está escondido nesta caixa escura, uma vez que você jogue fora os sacos de ervilhas e cenouras congeladas de 2010. E você terá mais consciência do que realmente deve comprar na próxima vez que for ao supermercado.
Veja também:
- Casa segura para crianças: aprenda a organizar sua casa com dicas de uma mãe especialista
- Lavanderia pequena: 10 dicas e ideias de decoração e organização
- Chega de bagunça! Use um truque para organizar rapidamente sua casa
Fonte: Realtor
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br